quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Independência do Vietnã – “Bote fé no velhinho”

Giap, em foto atual
O “velhinho” em questão no título é Vo Nguyen Giap, que no último dia 25 de agosto fez cem anos. É considerado um herói da independência vietnamita, junto com Ho Chi Min, antes dos soldados americanos terem sido “chamados ao Vietnã, lutar com os vietcongs”.

A emancipação desse país deve ser vista no contexto do fim dos impérios coloniais europeus na África e na Ásia. A principal potência imperialista desde meados do século XIX era a Inglaterra, mas outros países como Bélgica e França também tinham suas colônias. O Vietnã estava submetido a esta última.

Ocorre que após a Segunda Guerra Mundial, esses impérios começaram ruir. Depois desse conflito, a Europa ficou muito debilitada, arrasada, e mesmo as nações vencedoras não conseguiam mais manter suas colônias sob controle. A bobagem da ideia do “homem branco” ser superior aos demais caía por terra. A guerra mostrou que os europeus podiam ser derrotados e que o racismo poderia levar a humanidade a situações catastróficas.

Soma-se isso, ao surgimento do sentimento nacionalista em muitas dessas regiões da Ásia e África, sem desconsiderar que estes povos sempre quiseram estar livres do domínio europeu. Agora, com a Europa enfraquecida no pós-guerra parecia o momento ideal. A vitória da URSS na Segunda Guerra também é um aspecto considerável. Além da propagação dos ideais socialistas pelas regiões então colonizadas, ela deu início a uma nova concepção de mundo, com a Guerra Fria. A disputa entre soviéticos e americanos relegava o resto da Europa a um segundo  plano no cenário internacional.

A França após a guerra encontrava em situação lastimável. Havia sido invadida pelos nazistas. Sua economia foi arrasada e sua população sentia-se humilhada. O Vietnã fazia parte da Indochina, que englobava ainda a região dos atuais Laos e Camboja, ou seja, era uma área construída arbitrariamente pelo império colonial francês. Em 1945, no final da Segunda Guerra, contudo, o norte era dominado pela China e o sul pelos ingleses.

               
Ao retomar o controle da região, a França prometeu desocupá-la em até cinco anos e reconheceu o Estado do Vietnã como membro da Federação Indochinesa e da União Francesa. Entretanto, de maneira unilateral e arbitrária, os franceses criaram no sul do Vietnã, a República da Conchinchina (sim, ela existiu de verdade). Assim, tentaria manter o controle sobre a região, retomando a velha “Indochina Francesa”, à qual o governo vietnamita liderado pelo comunista Ho Chi Minh se opunha.

Giap e Ho Chi Minh
Em vista disso, em 1946, a França bombardeou a cidade de Haiphong, no norte. Em resposta, o governo vietnamita atacou Hanói, cidade com grande número de europeus, entrou na clandestinidade e a “Guerra da Indochina” teve seu início. A luta pela libertação do Vietnã só foi terminar em 1954. Os franceses, com o apoio dos ingleses tentaram reconquistar o país, mas foram derrotados pela população local.

Os vietnamitas fizeram largo uso das táticas de guerrilha já nesse confronto contra os europeus. Nesse momento se revelou a capacidade militar e estratégica de Vo Nguyen Giap. Em 1954, ele foi o líder da vitória sobre os franceses em Dien Bien Phu, uma fortaleza dos europeus estrategicamente localizada. Este foi um considerado um vexame para os franceses, que não admitiriam ser derrotados pelos vietnamitas de uma forma tão pesada.  

No mesmo ano, a França se viu obrigada a assinar um acordo que punha fim na sua dominação sobre o Vietnã e na guerra. Surgiram então, dois países: o Vietnã do Norte, sob o governo de Ho Chi Minh, apoiado pelo bloco socialista; e o Vietnã do Sul, sob a influência dos EUA. Não é preciso ser um gênio para descobrir no que isso resultou: na Guerra do Vietnã.
 
O importante é entender as independências dos antigos impérios colônias, não apenas pelo prisma dos europeus, mas também pelo ponto de vista dos asiáticos e africanos. É a melhor maneira de escapar do eurocentrismo e de não cair em ciladas preconceituosas que ignorem as ações desses povos excluídos.

Vo Nguyen Giap teve papel importante nessa guerra também e até hoje é referenciado como um dos heróis nacionais. Detalhe: antes de se envolver com o conflito, era professor de História. A ideia dessa postagem veio do meu amigo Emanuel Kern. Valeu cara, baita assunto!

Bibliografia:
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX: 1914-1991. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.
LINHARES, Maria Yedda. A luta contra a metrópole (Ásia e África).





Nenhum comentário: