quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Revoluções


“You say you want a revolution Well, you know We all want to change the world”, ou “você diz que quer uma revolução. Bem, você sabe, nós todos queremos mudar o mundo”. É o início da canção “Revolution”, do conjunto musical The Beatles. Creditada a dupla Lennon/McCartney, foi lançada no famoso “Álbum Branco”. Apesar disso, sua versão original está num single que saiu como o lado de “Hey Jude” (não esqueça que estamos falando de discos de vinil).
Lennon, aniversariante
do mês de outubro
Uma das canções mais políticas do grupo britânico, “Revolution” foi composta por John Lennon, aniversariante do último domingo, 9 de outubro, apesar do registro como “Lennon/McCartney”. Caso estivesse vivo, completaria 71 anos. O ano de lançamento de “Revolution” é 1968, o que é bastante sintomático. Recapitulando algumas coisas que aconteciam nesse período: Guerra do Vientã, movimento hippie, maio de 68...
A música, em geral, fala sobre revolução, sobre como fazê-la, e como participar de uma. Na canção, Lennon busca dar a sua visão sobre revolução. Detalhe: a versão do single para a do “Álbum Branco”, tem uma diferença no tema do uso ou não da violência.
Outubro também é o mês da Revolução Russa, mais especificamente da “revolução bolchevique”. Se revolução significa uma alteração nas bases da sociedade, foram duas as revoluções que de fato marcaram e alteraram mais a humanidade: a Russa e a Francesa. Ambas mudaram política e ideologicamente toda a sua época e tudo o que viria depois.
A Revolução Francesa, ocorrida em 1789, determinou o fim do Antigo Regime. Neste, o sistema político era o Absolutismo, e a sociedade era de ordens, ou estados. Os nobres e o clero eram parcelas privilegiadas, isentas de tributos. Por isso, o principal grupo revolucionário foi a burguesia. Foi ela que ao final, “tomou as rédeas” da França. Independente disso, foi uma revolução social de massas, com imensa participação da população mais miserável. Esta foi um fator importantíssimo na derrubada do regime anterior, o que se fez através da violência.
Logo, foi uma revolução burguesa, que instaurou os ideias desta classe na França, tais quais, igualdade perante a lei e liberdade de comércio.
Queda da Bastilha, marco inicial da Revolução
Francesa em 14 de julho de 1789.
Ela influenciou o resto do mundo, com repercussões que iam desde a emancipação da América Latina até alterações profundas em quase toda a Europa. Ainda deu as bases para toda a política do século XIX, inaugurou a Idade Contemporânea e deu início ao conceito atual de nação.
Muito entendem que a Revolução Russa, ocorrida em 1917, foi contra o czarismo. Não está errado. Contudo, foi mais que isso: foi uma revolução contra a velha sociedade e os velhos sistemas políticos. Os principais grupos revolucionários foram o campesinato, o proletariado e os soldados russos envolvidos na Primeira Guerra. E a bem da verdade, a Revolução bolchevique de outubro se deu contra o governo provisório dos mencheviques instalado na primeira fase, no início do ano. A Revolução Russa, assim como a Francesa se deu com a luta pela derrubada do poder.
Lenin, um dos líderes da Revolução Russa
Foi, portanto, uma revolução socialista, por implementar este regime no Rússia. Foi a primeira vez que doutrina elaborada por Karl Marx e Friederich Engels foi posta em prática.
Ela influenciou toda a política do século XX, na medida em que fortaleceu as esquerdas em todo mundo. Em decorrência disso, determinou todas as relações internacionais desse período, sobretudo após o fim da Segunda Guerra. Ainda antecedeu outras revoluções socialistas como veio ocorrer na China e em Cuba (esta optou pelo socialismo posteriormente).

Abaixo, vídeo com a música "Revolution", na versão do single:

Bibliografia:
HOBSBAWM, Eric. Era das Revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX: 1914-1991.São Paulo, Companhia das Letras, 1995.

Nenhum comentário: